sexta-feira, 26 de março de 2021

O que é o amor?

 Liguei o notebook na intenção de escrever um texto, estava com tudo em mente, desde o assunto à sua conclusão; juro que não era nada a respeito de política. Acontece que mexendo no celular, procrastinando como de costume, me deparei com uma pergunta que me fez perceber o quanto sou ignorante na minha vida. É uma pergunta simples, diria até que clichê. Pergunta daquelas que você mesmo, sim, você caro leitor, já respondeu em algum momento da sua vida, no entanto agora encontrou uma resposta diferente da de outrora.

 

- Mas Wag, qual é essa pergunta, caralho? – Você me pergunta, caro leitor;

- O que é o amor pra você? – Eu lhe respondo em contra resposta.

 

Como eu lhes disse, é uma pergunta clichê, visto que em algum momento de sua vida você a ouviu. Mas teria o amor alguma definição de fato? Parando pra pensar na resposta que eu daria hoje em dia encontrei algo poético, porém é uma opinião única e exclusiva minha, mas que acredito retratar muito do que vai ser dito ainda nesse texto.

 

“Amor... Antigamente eu conseguiria te definir o que é o amor... Só que aí eu aprendi que amor não dá pra definir, de verdade, não tem definição. Amor é dor, é felicidade, é tudo num liquidificador onde quando você penera pode sair qualquer coisa na surpresa, inclusive sofrimento e solidão... Olha que engraçado, acabei dando uma definição do que é o amor”

                                                           Duarte, Wagner     26 de março de 2021

 

O que eu tentei dizer com essa resposta foi exatamente o que está escrito: o amor nada mais é que absolutamente tudo em um liquidificador e sempre que você tira algo dessa mistura, é uma surpresa. No amor você pode encontrar a felicidade, mas junto da felicidade você também vai encontrar frustração, sofrimento, dor, luto, perda, raiva, ódio... Absolutamente qualquer coisa. Algumas pessoas só enxergam o amor paternal, no qual – assim como eu, diga-se de passagem – fariam de tudo e qualquer coisa, inclusive dando a própria vida, pelos filhos; mas enquanto amor romântico, têm uma definição diferente. Outros enxergam no amor a simplicidade de suportar a dor do outro afim de fazê-lo bem, mas nesse caso não se aplica apenas ao romance, mas a todo tipo de amor. E também tem aqueles que acham que o amor é algo demonstrado por atitudes e não por aquilo que é dito – e eu concordo com isso hoje em dia, mas parcialmente.

Não sei se consegui demonstrar o quanto essa pergunta é tão simples e, ao mesmo tempo, tão complexa, pra vocês leitores; mas ela causa uma sensação estranha de que você é capaz de sentir algo único, algo que é completamente seu. Alguém pode pensar igual a você sobre o que é o amor, mas essa pessoa não vai ser capaz de amar da mesma forma que você. Você pode decidir que o amor é algo tão único, que ao invés de um simples sentimento, você tem o direito de escolher quem amar, caso a pessoa seja digna ou não. Amor está nas coisas simples, isso é fato; mas amor nem sempre é sobre acalmar, tranquilizar, amor também é sobre tempestade e destruição.

A verdade é que a consciência de amor que a maioria de nós tem é sobre o que alguém disse:

“Amar é uma sensação. Amamos alguém enquanto há uma sensação ou sentimento bom, mas a partir do momento em que se torna ruim, a raiva e o ódio tomam lugar”

Mas se pararmos pra pensar também há aquela pessoa que ama quem lhe faz mal de alguma forma, então será que é realmente isso?

Nós não sabemos o que é o amor, talvez não saibamos nem amar. Um pai pode amar um filho, mas também pode ser prejudicial ao mesmo; uma namorada pode amar o namorado, mas fazê-lo mal... O amor é inconstante, essa é a única verdade que eu lhes trago até aqui.

 

O que é o amor? É um sentimento? Uma decisão? É um conto de fadas? Eu não sei, você não sabe, ninguém sabe. O que podemos fazer com isso? Bom, podemos continuar aprendendo todos os dias. Podemos tentar nos tornar melhores a cada instante e trabalharmos nossa forma de amar um ao outro; podemos aprender sobre a forma do outro de amar, para que assim saibamos aceitar que existem sim outras formas de fazê-lo.

 

Eu não sei se me fiz entender, eu só queria deixar aqui minhas reflexões, talvez tão confusas quanto a complexidade dessa pergunta. Há quem entenda e há quem não consiga entender o que está escrito aqui, mas por fim, vou finalizar com algumas palavras de um filme que eu gosto muito:


 

“Espero que o mundo mude, que a situação melhore. Mas o que eu mais quero é que você entenda o que eu estou dizendo quando falo que, apesar de eu não conhecer você, apesar de eu talvez nunca encontrar você, rir com você, chorar com você ou beijar você, eu te amo.

De todo o meu coração, eu te amo”

                                               Valerie, V for Vendetta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário